21 de setembro de 2009

:: COPENHAGUE :: não é chocolate mas é sonho de consumo

A bicicleta é muito utilizada como meio de transporte em diversos países, principalmente na Europa. Uma estrutura cicloviária adequada contribui para que cidades atinjam números impressionantes com mais de 30% da população usando a bike como seu 1o veículo. Ciclofaixas, sinalização adequada e principalmente respeito e educação dos motoristas tornam isso possível.
Assista ao vídeo da BBC e veja como Copenhague na Dinamarca assume o posto de capital mundial da bicicleta, ultrapassando Amsterdã na Holanda, até então campeã.
Por aqui pouco se fala e menos ainda se faz. No dia mundial sem carro procurei bicicletas pelas ruas e nada.
Me lembro de quando a prefeitura fazia campanha para não jogarmos lixo nas ruas mas não havia uma lixeira sequer. O sujeito tinha que carregar o lixo procurando um bom tempo...
Hoje fazem campanha para usar a bicicleta. Que fique claro: sou totalmente a favor! Mas é preciso oferecer segurança ao ciclista para que este se sinta capaz de sair de casa de bike sem achar que está indo pra uma guerra (ônibus, buracos, assaltos, falta de sinalização, etc).
Existem inúmeras alternativas de transporte e a integração entre eles pode contribuir para uma cidade mais saudável e mais limpa. Faça a sua parte.

Um comentário:

  1. Mel, muito bem lembrado.

    Bastaria uma ciclovia na Av. dos Bandeirantes ou pela região do Ibirapuera para eu deixar o carro em casa. Outras pessoas fariam o mesmo.

    Uma cidade que tem bastante ciclovia é Santos. Muita gente usa, apesar de o número de ciclistas ainda estar aquém do ideal.

    (PS: a página do link indica que o vídeo não foi enconrtado).

    Abs!

    ResponderExcluir