19 de maio de 2009

:: ALIMENTAÇÃO - um fator importante do treino

A soja pertence à família Fabaceae (leguminosa), assim como o feijão, a lentilha e a ervilha. É uma fonte de proteínas com poder nutritivo muito grande, pois é rica em ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. Portanto, é um alimento benéfico para a musculatura, para os ossos e auxilia no combate às câimbras, por exemplo.
Na soja também é encontrada a isoflavona – também chamada de fitoestrógeno. Este composto tem estrutura química semelhante ao estrógeno, o hormônio feminino e é capaz de aliviar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual. Além disso, a isoflavona atua na prevenção de doenças crônico-degenerativas, como o câncer de mama, de colo de útero e próstata.
O grande trunfo do leite de vaca é ter grande quantidade de cálcio, essencial para a formação dos ossos, enquanto o leite de soja é de fácil digestão, não contém colesterol e possui menos gordura que o de vaca. Para vegetarianos que eliminaram os produtos lácteos de seu cardápio, o leite de soja assume um papel de extrema importância por ser fonte de proteína, geralmente encontrada nas carnes e nos lacticínios.

Dicas nutricionais:
- não ficar muito tempo sem comer. evite intervalos maiores que 3 horas. coma pouco várias vezes.

- a acordar dê preferência a alimentos como frutas, cereais, iogurte, água...

- nos grãos, use os integrais. (farinha de aveia, farelo de trigo, etc)

- evitar margarina, manteiga, maionese, prefira azeite extra virgem. lembre-se que mesmo sendo a "gordura boa" ele te alto valor calórico.

- proteínas,carboidratos e vitaminas deve estar em todas as refeições. equilibrar os nutrientes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário